GOVERNO DO ESTADO ENTREGA OBRA DO CAIS DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

O governador Flávio Dino, acompanhado do vice-governador Carlos Brandão, do prefeito de São José de Ribamar Luis Fernando Silva e do presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Eduardo Lago Filho, entregou nesta sexta-feira (24) o novo cais da cidade. Na solenidade estiveram presentes os prefeitos de São Luís, do Paço do Lumiar e da Raposa, além de autoridades, políticos e da população ribamarense.

Construído há mais de 40 anos, o cais de São José de Ribamar nunca havia passado por nenhuma reforma dessa magnitude. A revitalização e urbanização teve um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, obra esta que compreende intervenções em 4.660 metros quadrados de área, com a construção de píer adequado às embarcações, iluminações em LED, projetores e recuperação estrutural do espaço.

O local também ganhou um passeio público com praça, ciclovia, quiosques, gazebos, banheiros e espaços adaptados para idosos e pessoas com deficiência, como pavimento tátil, rota acessível sinalizada, demarcação de espaços para quem tem mobilidade reduzida e rampas de acesso a cadeirantes, além de uma academia ao ar livre.

São José de Ribamar é a terceira maior cidade do Maranhão, por ter São José como o santo padroeiro do estado, atrai milhares de pessoas durante festejos e eventos. O município, além de ter o turismo religioso, possui outros atrativos, como praias e uma baía propícia para a prática de esportes náuticos e pesca recreativa. Com a inauguração do novo cais a expectativa é que o turista volte os olhos para as belezas naturais da cidade balneária.

 

 

Com a revitalização e urbanização, o cais já pode receber atracação de veleiros, catamarãs e navios de pequeno porte, o que impulsionará o turismo náutico. Os esportistas também podem se sentir satisfeitos, uma vez que a pesca recreativa, já bastante difundida entre os habitantes da Cidade Balneária e turistas poderá ser realizada com total conforto e comodidade, pois a estrutura garante uma maior segurança para a prática. É notório também, que outras modalidades esportivas poderão ser difundidas, como kitesurf, entre outros esportes náuticos.

Para o governador Flávio Dino, a obra é muito importante para o crescimento direto do município. “A obra do cais gerou cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos. Agora com a sua entrega, os ganhos serão ainda mais significativos, pois vai gerar pertencimento às famílias ribamarenses, atrativo turístico para quem visita a cidade e que vai passar obviamente mais tempo, o que consequentemente gera aquecimento da economia com geração de emprego e renda para a população”, apontou.

Após a entrega da obra foi notório ver a alegria e satisfação no rosto dos ribamarenses. “O trabalho do governo estadual é perceptível. A obra ficou muito bonita, dá gosto de convidar nossos amigos e parentes que moram em outras cidades para virem conhecer Ribamar. Estávamos precisando de algo novo para que pudéssemos nos socializar, pois o local estava abandonado há vários anos. Hoje temos onde passear, praticar esportes, além de contemplarmos o pôr do sol com mais tranquilidade e segurança”, destacou a ribamarense Ana Paula Fonseca.

 

Ribamar em Foco – O nosso FOCO é a INFORMAÇÃO!

Deixe uma resposta

Don`t copy text!