Aconteceu neste sábado, 29 de abril de 2017, no IFMA do Monte Castelo a Assembleia Geral Específica para eleição do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas promovido pela Cruz Vermelha Brasileira – Maranhão. Ao todo 18 instituições se inscreveram, porém somente 14 compareceram sendo estas a Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas (REMADD), Associação Comunitária Bom Samaritano de Açailândia, CTM – Comunidade Terapêutica do Maranhão de São José de Ribamar, Comunidade Terapêutica Kairosós de Paço do Lumiar, Federação de Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil – FETEB no Maranhão, Instituto Vidas em Desafio (IVD) Monte Tabor de Paço do Lumiar, Centro de Integração Sociocultural Aprendiz do Futuro – CISAF de São Luís, Federação Maranhense de Surf, Associação Desportiva, Cultural, Recreativa e Social do Bairro da Liberdade – ADECRES, Instituto José Ribamar Silva de Codó, Sindicato dos Servidores do Detran – MA, Projeto Café no Reviver de São Luís, Pastoral da @Sobriedad – MA e Instituto Negro Cosme de São Luís.
Esteve presente a promotora do júri Cristine Lago, o pastor Edivaldo Silva representando o pastor Coutinho da Igreja Assembleia de Deus Campo São Luís e o capelão Duarte.
A eleição se deu com a apresentação dos candidatos com o tempo determinado e em seguida, os delegados de cada instituição votaram. Cada delegado votou em dois candidatos de outras instituições. Logo após o encerramento da votação, a comissão jurídica da Cruz Vermelha apresentou a lista dos dez mais eleitos:
Titulares
Suplentes
Segundo o presidente da Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas (REMADD), Erisson Sousa, o mais votado na eleição, que na ocasião representou a Federação Maranhense de Surf (FEMASURF), instituição que ajudou a fundar e é diretor, a eleição foi um marco no Estado, pois legitimou de modo transparente os novos representantes da sociedade civil que atuarão nessa política pública.
O presidente da Cruz Vermelha Brasileira no Maranhão, senhor Carlos Rangel disse que todo o processo foi feito conforme as leis vigentes e acompanhado pela equipe jurídica de sua instituição.
O próximo passo para a nomeação dos conselheiros é a indicação do governador dos membros do poder público. A posse está sendo aguardada para acontecer no próximo dia 19 de maio, data de abertura do I Encontro Maranhense de Políticas Públicas Sobre Drogas que ocorrerá na UFMA.