CONHEÇA A HISTÓRIA DO PRIMEIRO RIBAMARENSE A FAZER PARTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUVENTUDE

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (15) no Palácio do Planalto, o jovem Neilson Marques foi empossado como Conselheiro Nacional de Juventude, tornando-se o primeiro ribamarense a fazer parte do Conselho.

Eleito como membro da sociedade civil em eleição direta, Neilson fará parte de Conselho por dois anos, sendo um dos sete representantes da região nordeste e um dos quatro conselheiros que representará o Estado do Maranhão. Além de conselheiro, o jovem ribamarense será o Presidente da Comissão Especial do Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE), comissão responsável em tratar dos assuntos relativo ao SINAJUVE, programa voltado para instituir, entre outras questões, as competências da União, Estados e Municípios na implementação da Política Nacional de Juventude, sendo um viés prático e pragmático para o desenvolvimento e implementação de programas que atinjam os resultados necessários para a garantia dos direitos estabelecidos pelo Estatuto.

Criado em 2005 pela Lei n.º 11.129, o Conselho faz parte da Secretaria Nacional de Juventude e é vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República (SNJ/SG/PR), e ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM), sendo o órgão máximo de deliberação de políticas públicas voltadas aos jovens brasileiros.

 

 

Trajetória Política

Sua militância iniciou no ano de 2007, quando com apenas 15 anos de idade liderou a turma em que estudava, na Escola Gonçalves Dias. Em 2009, tornou-se representante estudantil. Já em 2012, ingressou no curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Maranhão. Ainda em 2012, assume a coordenação de assuntos universitários da JPMDB-MA. Em dezembro de 2015 é eleito vice-presidente da Juventude do PMDB do Maranhão, assumindo posteriormente a tesouraria da Fundação Ulysses Guimarães, entidade responsável por levar formação política para todo estado. Atualmente, Neilson Marques é mediador do curso de Formação Política para a Juventude e de Dicção e Oratória.

O conselheiro ressaltou a importância de fazer parte deste órgão tão significativo e confessou que esta é a realização de um sonho, pois sempre lutou em prol da juventude. “É uma enorme satisfação fazer parte deste Conselho, ainda mais por ser o primeiro ribamarense e um dos poucos maranhenses a fazer parte deste órgão que é marcado pela pluralidade de jovens com o objetivo de discutir um novo Brasil com o desígnio de formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas na busca de qualidade de vida para a juventude,” enfatizou Neilson Marques.

 

Ribamar em Foco – O nosso FOCO é a INFORMAÇÃO!

 

Deixe uma resposta

Don`t copy text!