COMO INTERPRETAR OS SINAIS DA NATUREZA  

Há muito tempo temos acompanhado por meio dos noticiários, eventos climáticos catastróficos. Furacões, tornados, tempestades tropicais, tufões, ciclones, maremotos, terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas, entre tantos outros desastres naturais que tem causado consequências drásticas para a humanidade. Mesmo com toda a tecnologia existente, muitos desses acontecimentos são imprevisíveis.

Nas últimas semanas esses eventos devastadores assolaram alguns países tirando a vida milhares de pessoas e deixando tantas outras desabrigadas. Fenômenos como os furacões Harvey, Max, José, Katia, Irma, a tempestade Lidia, o tufão Talim, a tempestade tropical Maria que também transformou-se em um furacão, são capazes de devastar uma cidade inteira em apenas alguns segundos.

A natureza é rica em detalhes, e observar alguns indícios que ela oferece pode nos ajudar a prever, mesmo que com pouca antecedência, fenômenos climáticos e a se proteger de possíveis tragédias.

Confira a seguir alguns exemplos:

PREVISÃO DE CHUVA

Quando a chuva está se aproximando, a umidade do ar aumenta. Cupins e formigas costumam aproveitar esse clima para “sair de casa’ a fim de escavar ninhos e acasalar. Por sua vez, as aves que se alimentam desses insetos, passam a voar mais baixo procurando uma boa refeição. Algumas delas diminuem a altura do voo também em função da queda da pressão atmosférica, comum nessas circunstâncias.

A DISTÂNCIA DE UM RAIO

O estrondo que ouvimos logo após um clarão no céu não tem nada a ver com a intensidade do raio, mas com a distância que ele está de nós. Como o som viaja aproximadamente um quilômetro a cada três segundos, se o intervalo entre o clarão no céu e o estrondo for de seis segundos, por exemplo, isso significa que o raio caiu a dois quilômetros de onde você está.

AVISO DE TSUNAMI

O mar recua a ponto de revelar partes incomuns do fundo do oceano, formando ondas gigantes que invadem com violência a costa. Além de 2011 no Japão, um tsunami com ondas de 20 metros de altura atingiu o sudeste asiático em 2004, matando mais de 200 mil pessoas. Se você olhar o mar recuando, terá apenas poucos minutos para procurar o lugar mais alto que houver para poder se proteger.

ALERTA SOBRE TERREMOTOS

A superfície terrestre sofre intensa pressão e ocorrem algumas mudanças na composição química do solo. Os animais percebem essas alterações e correm para buscar abrigo. Cães, por exemplo, algumas horas antes do terremoto, ficam andando de um lado para o outro, latindo para o vazio e, em alguns casos, tentam fugir para um lugar mais seguro.

CUIDADO COM AS ENCOSTAS

Todos os anos, a ocupação irregular do solo e as fortes chuvas fazem muitas vítimas no Brasil. Para quem encara o risco de viver nas encostas, é preciso estar atento à inclinação das árvores. Em caso de deslizamento, a terra começará a se soltar e a vegetação será a primeira a ser afetada. Se tiver a sorte de perceber algum sinal de anormalidade, a solução é abandonar o local imediatamente, avisando vizinhos e a Defesa Civil.

Informações da Revista Conexão 2.0

 

Ribamar em Foco – O nosso Foco é a INFORMAÇÃO! 

Posts Relacionados

FRASE DA SEMANA     Ribamar em Foco - O nosso FOCO é a INFORMAÇÃO!
JOVEM RIBAMARENSE É DESTAQUE AO ESCREVER ARTIGOS C... O jovem ribamarense Lucas Phelipe Silva, acadêmico do 9º período do curso de direito da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) tem se destacado ao e...
CAPACITAÇÃO E EMPREGABILIDADE: NOVA TURMA DO CURSO... Com o objetivo de formar mão de obra qualificada, que possa ser empregada pela própria concessionária ou por empresas parceiras que atuam em suas obra...
PRÉ-MATRÍCULA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA REDE E... Os alunos que concluíram ou estão concluindo o 9º ano do ensino fundamental em escolas regulamentadas das redes federal, estadual, municipal ou privad...
COMO MANTER ARANHAS FORA DE CASA Com a chegada do período chuvoso, o número de animais peçonhentos “crescem” e com ele vem os riscos de acidentes. Com as chuvas, esses animais são obr...
RECONHECIMENTO, GRATIDÃO E ESPERANÇA MARCAM A DIPL... Na manhã desta segunda-feira (19) o prefeito eleito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (PSDB), o vice Eudes Sampaio (PTB), vereadores e suple...

Deixe uma resposta

Don`t copy text!