TRATAMENTOS NATURAIS PARA ALIVIAR A COCEIRA  

Uma coceira pelo corpo pode incomodar a qualquer hora do dia e em qualquer lugar e suas causas podem ser as mais diversas, como alergias, irritações e por aí vão. Assim, nada melhor do que ter à disposição remédios caseiros para minimizar ou até tratar a coceira.

Causas

Entre os casos de coceira em humanos, a causa mais comum para o problema está na pele seca. Todavia, há outros agentes que provocam a ocorrência desse incômodo sintoma, a exemplo do contato com produtos químicos e/ou tóxicos, queimaduras do sol, frio, exposição excessiva à água, picadas de insetos, ingestão de alimentos ao qual o organismo é intolerante, entre outros.

Ocorrência

Na pele, as irritações que causam a coceira podem se concentrar em apenas uma área ou, dependendo da gravidade do fator provocante, em quase, ou todas, as partes do corpo. Em geral, nessas áreas afetadas nota-se a presença de bolhas seguidas de prurido.

Tratamentos

  • Entre as formas mais eficazes de tratar a coceira está o banho de imersão em água aquecida, adicionada de duas xícaras de farinha de aveia ou ainda com duas colheres de sopa de vinagre de maçã.
  • Também é eficaz o ato de cobrir a área da pele afetada pela coceira com amido de milho (Maizena). Esse método pode trazer resultado imediato no alívio à sensação da necessidade de coçar a parte atingida.
  • A mistura de canela em pó com mel também é indicada para o tratamento do sintoma, além da aplicação de uma pequena porção de bicarbonato de sódio com água.
  • A utilização de óleo e/ou chá de urtiga fresco também é um forte aliado no combate à coceira. As duas fórmulas são indicadas, sobre tudo, para tratar o sintoma em áreas que foram picadas por insetos. No caso do chá, a receita é bem simples: utilize uma colher de sopa de folhas secas de urtiga em uma xícara com água fervente e deixe por 15 minutos, depois coe e tome duas vezes ao dia.
  • A aplicação de folhas de couve imersas em água quente também é outro método eficaz no alívio da coceira. Ao colocar o vegetal na água, deixe por aproximadamente 10 minutos. Feito isso, retire as folhas e coloque-as diretamente sobre a área atingida.

 

  • Importante

Em casos mais graves como eczema, não faça o uso de nenhuma das receitas citadas. Nessas situações recomenda-se uma consulta médica.

 

Ribamar em Foco – O nosso FOCO é a INFORMAÇÃO!

Deixe uma resposta

Don`t copy text!