TRATAMENTOS NATURAIS PARA ALIVIAR A COCEIRA  

Uma coceira pelo corpo pode incomodar a qualquer hora do dia e em qualquer lugar e suas causas podem ser as mais diversas, como alergias, irritações e por aí vão. Assim, nada melhor do que ter à disposição remédios caseiros para minimizar ou até tratar a coceira.

Causas

Entre os casos de coceira em humanos, a causa mais comum para o problema está na pele seca. Todavia, há outros agentes que provocam a ocorrência desse incômodo sintoma, a exemplo do contato com produtos químicos e/ou tóxicos, queimaduras do sol, frio, exposição excessiva à água, picadas de insetos, ingestão de alimentos ao qual o organismo é intolerante, entre outros.

Ocorrência

Na pele, as irritações que causam a coceira podem se concentrar em apenas uma área ou, dependendo da gravidade do fator provocante, em quase, ou todas, as partes do corpo. Em geral, nessas áreas afetadas nota-se a presença de bolhas seguidas de prurido.

Tratamentos

  • Entre as formas mais eficazes de tratar a coceira está o banho de imersão em água aquecida, adicionada de duas xícaras de farinha de aveia ou ainda com duas colheres de sopa de vinagre de maçã.
  • Também é eficaz o ato de cobrir a área da pele afetada pela coceira com amido de milho (Maizena). Esse método pode trazer resultado imediato no alívio à sensação da necessidade de coçar a parte atingida.
  • A mistura de canela em pó com mel também é indicada para o tratamento do sintoma, além da aplicação de uma pequena porção de bicarbonato de sódio com água.
  • A utilização de óleo e/ou chá de urtiga fresco também é um forte aliado no combate à coceira. As duas fórmulas são indicadas, sobre tudo, para tratar o sintoma em áreas que foram picadas por insetos. No caso do chá, a receita é bem simples: utilize uma colher de sopa de folhas secas de urtiga em uma xícara com água fervente e deixe por 15 minutos, depois coe e tome duas vezes ao dia.
  • A aplicação de folhas de couve imersas em água quente também é outro método eficaz no alívio da coceira. Ao colocar o vegetal na água, deixe por aproximadamente 10 minutos. Feito isso, retire as folhas e coloque-as diretamente sobre a área atingida.

 

  • Importante

Em casos mais graves como eczema, não faça o uso de nenhuma das receitas citadas. Nessas situações recomenda-se uma consulta médica.

 

Ribamar em Foco – O nosso FOCO é a INFORMAÇÃO!

Posts Relacionados

21 DE DEZEMBRO – DIA DO ATLETA     A palavra atleta vem do grego athlitís e significa uma pessoa que pratica esportes, “competidor nos jogos”. Na Antiguidade, um atleta era aquele que c...
PRIMEIROS CUIDADOS EM PICADAS DE INSETOS   Picada de insetos, embora não seja tão perigosa, incomoda. Ao picar ou ferroar, os insetos injetam veneno junto, causando coceira e inchaço no local. ...
VOCÊ SABIA QUE É POSSÍVEL DETECTAR DOENÇAS GRAVES ... Existem muitas doenças que causam pânico ao ser humano. Algumas se manifestam de maneira sutil, muitas delas não possuem cura, outras até possuem, mas...
18 de dezembro – Dia do Museólogo A profissão do museólogo foi regulamentada em dezembro de 1984 tendo os direitos garantidos através dos Conselhos Regionais (COREMs) e do Conselho Fed...
DATAS IMPORTANTES – ESPECIAL DE NATAL A origem do presépio O presépio foi criado por São Francisco de Assis, em 1223 com o intuito de celebrar o Natal de um jeito diferente, que ensinas...
MARÇO LILÁS – “PREVENÇÃO DE CÂNCER DE COLO U... Anualmente, no mês de março acontece a campanha “Março Lilás": A Prevenção de câncer de colo uterino”, visando levar informação e estimular a populaçã...

Deixe uma resposta

Don`t copy text!