PRIMEIROS CUIDADOS EM PICADAS DE INSETOS  

Picada de insetos, embora não seja tão perigosa, incomoda. Ao picar ou ferroar, os insetos injetam veneno junto, causando coceira e inchaço no local. Coçar a região pode fazer o veneno espalhar e aumentar a coceira ainda mais; por isso, aprenda como se cuidar.

Em geral, a picada de insetos pode causar dor e desencadear uma reação alérgica e a gravidade dessa reação dependerá da sensibilidade da pessoa ao veneno. A maioria das reações é leve, provocando coceira, ardência e inchaço que somem com um ou dois dias. Uma reação tardia pode desencadear febre, urticária, dor nas articulações e inchaço nas glândulas. Uma pequena porcentagem de pessoas desencadeiam reações graves.

 

 

Nos casos leves o tratamento é simples. Quando houver ferrão preso à pele, retire-o. Esta atitude impedirá que mais veneno seja liberado. Lave a área com água e sabão; uma compressa fria poderá reduzir a dor e o inchaço; analgésicos podem aliviar a dor das picadas; cremes tópicos aliviam a coceira, como loção de calamina ou aqueles que contém aveia coloidal ou bicarbonato de sódio, enquanto outros ajudam a controlar a dor. Reações alérgicas podem provocar náuseas ligeiras, cólicas intestinais, diarreia e inchaço do local.

Já as reações graves podem progredir rapidamente. Procure ajude imediata se tiver dificuldade em respirar, inchaço dos lábios ou garganta, desmaio, tontura, confusão metal, batimento cardíaco acelerado, urticária, náuseas, cólicas e vômitos. Antes de chegar o socorro vire a pessoa de lado para que ela não sufoque caso vomite ou haja sangramento nas vias aéreas, afrouxe as roupas apertadas, cubra a pessoa com cobertor e não dê nada para beber.

Informações editadas da Sociedade Brasileira de Dermatologia

 

Ribamar em Foco – O nosso FOCO é a INFORMAÇÃO!

Deixe uma resposta

Don`t copy text!