DIA DA CRUZ VERMELHA INTERNACIONAL

Comitê Internacional da Cruz Vermelha ou simplesmente Cruz Vermelha Internacional. Essa instituição foi criada em 1863, com o único objetivo de garantir a proteção e a assistência às vítimas de conflitos armados e tensões.

A primeira reunião aconteceu em fevereiro de 1863, em Genebra, na Suíça, onde reuniu cinco membros do comitê. A data do dia 8 de maio remete ao nascimento de Jean Henry Dunant, fundador da Cruz Vermelha Internacional.

O CICV tem 14,5 mil funcionários em mais de 80 países, ajudando pessoas afetadas por conflitos armados e outras situações de violência, como restabelecimento de laços familiares, pessoas desaparecidas, violência sexual, ajuda às pessoas detidas e com deficiência, assistência à saúde em perigo, cooperação com as sociedades nacionais, entre outras.

 

 

No Brasil a entidade foi criada no dia 5 de dezembro de 1908, na cidade do Rio de Janeiro. Hoje há mais de 50 filiais espalhadas por 17 estados e 33 cidades, incluindo o Maranhão.

A delegação regional do CICV em Brasília atua para responder às necessidades de pessoas afetadas pela violência, visita detidos, promove o Direito Internacional Humanitário (DIH) e os Direitos Humanos aplicáveis à função policial. Também apoia as Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha na região e oferece capacitação na identificação de restos mortais.

A sede da Cruz Vermelha Brasileira está localizada na Praça da Cruz Vermelha, nº 10, no Centro do Rio de Janeiro.

Já no Maranhão, a sede da instituição fica localizada à Av. Getúlio Vargas, nº 45, no bairro do Monte Castelo, na capital maranhense.

 

Ribamar em Foco – O nosso FOCO é a INFORMAÇÃO!

Deixe uma resposta

Don`t copy text!