DEFASAGEM NA POLÍTICA BRASILEIRA E A MORALIDADE  

*Luzenilton Lima

 

Quem disse que intelectualidade sinonimiza educação e justiça social? Os maiores massacres da história humana nasceram em mentes consideradas intelectualizadas, homens que tinham o dever de prover melhores condições de vida para os seus representados. Obcecados pelo poder, teorizaram e arquitetaram verdadeiros massacres justificados por ideais implicitamente egocêntricos, levando parte de sua própria espécie ao caos existencial.

Tais evidências ajudam a explicar as contradições que permeiam a política pública nas mais variadas esferas sociais. A defasagem da classe política que estamos presenciando a olho nu no Brasil nos leva a refletir mesmo que de forma aparentemente “fatalista” sobre o mínimo de responsabilidades e o máximo de privilégios que nossos governantes possuem, sustentados por discursos incoerentes e enviesados. Desde o distanciamento linguístico entre o cidadão comum e a ambiência parlamentar que considero uma espécie de marginalização explícita do direito à informação simples e transparente ao cidadão, até as aprovações restritas de leis antissociais que minam direitos democráticos duramente conquistados no processo histórico, além da burocracia excessiva. Estes mecanismos intelectualizados são uma espécie de blindagem do sistema político que busca distanciar e simultaneamente conformar os subalternos.

Porém o que é mais emblemático é que essas ações (exclusão e corrupção), se reproduzem em esferas sociais institucionalizadas como escolas, universidades, funcionalismo público, religião e até na família com grande intensidade no âmbito social. No caso brasileiro, o discurso da corrupção no Brasil como herança colonial, mascara uma legalidade nas práticas de má gestão pública e legitima o que considero um “massacre aos menos favorecidos”. Talvez a defasagem e corrupção até seja uma herança colonial portuguesa; todavia, a impunidade, essa sim, é uma marca nossa; isso ajuda a explicar o retrocesso e o descrédito das instituições políticas a nível nacional e internacional e a corroborar a ideia de que justiça, educação e igualdade social não está atrelada necessariamente a mentes intelectualizadas e de ampla ciência política.

Nem os mais otimistas veem a possibilidade de uma sociedade integralmente igualitária, porém isso não nos deve tornar indiferentes aos problemas que muitos políticos agravam. Para que o ideal de dignidade e melhores condições ultrapasse a utopia, é necessária uma mudança radical e sobretudo moral na mentalidade humana. Em uma de suas frases mais pertinentes da contemporaneidade, Ellen G. White escreveu:

“A maior necessidade do mundo é de homens que não se compram e não se vendam, homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos […], homens cuja consciência seja tão fiel ao dever, como a bússola é ao polo, homens que permaneçam firmes pelo que é reto ainda que caiam os céus”. (WHITE, Educação, pág. 57: 1903)

Diante desse quadro, percebe-se que nossos maiores problemas não são apenas de ordem política, social e econômica; estes são apenas resultantes de uma série em cadeia, cujo embrião reside na perda dolosa dos princípios morais e espirituais. Portanto, todas as mazelas e corrupção de ordem pública: institucional, política governamental e social, se inicia com a corrupção dos seus princípios.

*Estudante de Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA

 

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