21 DE DEZEMBRO – DIA DO ATLETA    

A palavra atleta vem do grego athlitís e significa uma pessoa que pratica esportes, “competidor nos jogos”. Na Antiguidade, um atleta era aquele que combatia nos jogos da Grécia e de Roma. Qualquer pessoa que pratica uma modalidade esportiva pode ser considerada um atleta, mas há uma diferença entre o atleta profissional e o amador.

O atleta amador é aquele que pratica esporte por hobby, que no fim da tarde faz sua corrida, que anda de bicicleta para poder se exercitar, tudo sem a intenção de competir, que não possui remuneração e patrocínios. O atleta amador leva consigo o pensamento do francês Pierre de Coubertin que diz: “O importante não é vencer, mas participar”. Já o atleta profissional é aquele que vive do esporte, que recebe investimentos, que tem uma remuneração. A lei nº 9.615/98 (lei Pelé), em seu artigo 28 define que “a atividade do atleta profissional, de todas as modalidades desportivas, é caracterizada por remuneração pactuada em contrato formal de trabalho firmado com entidade de prática desportiva, pessoa jurídica de direito privado, que deverá conter, obrigatoriamente, cláusula penal para as hipóteses de descumprimento, rompimento ou rescisão unilateral”.

A data 21 de dezembro foi estabelecida como o Dia do Atleta por meio do decreto nº 51.165, de 8 de agosto de 1961, pelo então presidente do Brasil, Jânio Quadros.

Todo mundo pode e deve praticar um esporte, faz bem para o corpo, para a mente e para a saúde. Não importa o sexo, a idade ou se você é portador de alguma deficiência física, para cada um há uma modalidade esportiva compatível.

 

Ribamar em Foco – O nosso FOCO é a INFORMAÇÃO!

 

 

Deixe uma resposta

Don`t copy text!