7 DE ABRIL – DIA DO JORNALISTA

Esta data foi instituída em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos em 1830. Após essa morte, populares e simpatizantes de Líbero Badaró, que era oposicionista ao Imperador D. Pedro I, resolveram manifestar-se contra o corrido, levando D. Pedro à abdicação, em 7 de abril de 1831.

Líbero Badaró foi o criador do Observatório Constitucional, jornal independente voltado para temas políticos até então censurados ou encobertos pelo monarca. Defensor da liberdade de imprensa, Badaró, morreu em virtude de suas denúncias e de sua ideologia que contrariava os homens do poder.

A ABI instituiu esta data como Dia do Jornalista nas comemorações de um século da abdicação de D. Pedro I, em 1931.

 

 

O Jornalista

Para ser reconhecido como bacharel em Jornalismo é necessário estudar em média 4 anos. No estado há apenas três cursos, sendo eles na Universidade Federal do Maranhão, na Universidade Ceuma e na Estácio. As disciplinas básicas do curso incluem língua portuguesa, economia e teoria da comunicação. E entre as matérias específicas constam jornalismo interpretativo e informativo, técnicas de redação e edição de texto e novas tecnologias de comunicação. Há aulas práticas de fotojornalismo, jornalismo impresso e on-line, rádio e TV. O trabalho de conclusão, obrigatório, pode ser um projeto prático, como a elaboração de um jornal impresso ou de um programa de TV, mais a entrega de uma monografia ou relatório.

Após graduado, o profissional trabalhará na procura e na divulgação de informações por meio de veículos de comunicação, como TV, rádio, revistas e internet, de interesse público, redige e edita reportagens, faz entrevistas e escreve artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. O domínio do português, de técnicas de redação e de softwares de edição de textos e de imagens são requisitos fundamentais.

 

Ribamar em Foco – O nosso FOCO é a INFORMAÇÃO!

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Don`t copy text!