20 DE JANEIRO – DIA DO FARMACÊUTICO

Dia 7 de janeiro de 1941, esta foi a primeira vez em que se discutiu a criação do “Dia do Farmacêutico”, quando o farmacêutico Oto Serpa Grandado, participava de um encontro na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), onde questionou: “Todas as profissões tem o seu dia, data especial para comemorar o ideal abraçado. Por que não temos o nosso “Dia”?  A partir deste questionamento surgiu a proposta para a criação do “Dia do Farmacêutico”.

A data foi escolhida em homenagem ao dia da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916. Na época, a ABF era a maior instituição que representava a categoria no País. Considerando a necessidade de unificar a comemoração do Dia do Farmacêutico e por ensejar maior visibilidade e reconhecimento, o Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, reconheceu o dia 20 de Janeiro como o Dia do Farmacêutico.

 

 

Segundo o site Guia do Estudante, o farmacêutico estuda a composição de medicamentos, alimentos industrializados e cosméticos, orientando os processos de fabricação. Registra drogas, distribui e comercializa os produtos e verifica se as normas sanitárias estão sendo cumpridas, pesquisa e testa substâncias que entram na composição de remédios, cosméticos, alimentos e produtos de higiene pessoal. Em farmácias, distribui medicamentos e prepara fórmulas tradicionais ou personalizadas, já em laboratórios de análises clínicas, faz exames para diagnóstico e acompanhamento de doenças.

Ainda segundo o Guia do Estudante, o mercado farmacêutico brasileiro é o sexto maior do mundo, podendo chegar à terceira posição até 2018. Em 2014, foi promulgada a lei que exige um farmacêutico em qualquer local de dispensação de medicamentos, o que tornou obrigatória a presença do profissional nas farmácias privadas, bem como nas unidades básicas de saúde (UBS), elevando a procura pelo graduado.

O curso de Farmácia tem a duração de 5 anos. O aluno estuda matérias das áreas de química, física e biologia, além de ter aulas práticas em laboratórios. Entre as disciplinas estão toxicologia e tecnologia farmacêutica e de cosméticos.

 

Ribamar em Foco – O nosso FOCO é a INFORMAÇÃO!

 

Deixe uma resposta

Don`t copy text!