1º de Dezembro – Dia Mundial do Combate à AIDS

Essa data foi instituída em outubro de 1987, na Assembleia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).

A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2016 mais de 36 milhões de pessoas em todo o mundo conviviam com o vírus do HIV e, diariamente surgem 7.500 novos casos. Só no ano passado 1 milhão pessoas morreram por causa da doença. A OMS aponta ainda que das 4.500 novas infecções por HIV em adultos no ano de 2016, 35% ocorreram entre jovens de 15 a 24 anos.

 

 

Conforme os dados do último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, o crescimento de AIDS na juventude de 15 a 24 anos continua sendo preocupante e as ações nesse segmento precisam ser intensificadas.

Os casos de AIDS entre jovens do sexo masculino com 15 a 19 anos quase que triplicou. De 2006 a 2015 a taxa de detecção subiu de 2,4 para 6,9 casos por 100 mil habitantes e entre os jovens de 20 a 24 anos, a taxa mais do que dobrou de 15,9 para 33,1 casos por 100 mil habitantes.

O QUE É A AIDS?

A AIDS é uma doença que ataca o sistema imunológico do homem, permitindo que seu organismo fique fragilizado, podendo ser contaminado com o vírus de várias outras doenças.

O vírus responsável pela doença é o HIV (vírus humano da imunodeficiência), fazendo da AIDS a quarta doença que mais causa morte no mundo.

COMO TRATAR?

Atualmente a terapia com os chamados “antirretrovirais” proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrência de infecções oportunistas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes. (Os antirretrovirais são medicamentos que suprimem agressivamente a replicação do vírus HIV).

A AIDS não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega a doença dando a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo.

 

DIGA NÃO AO PRECONCEITO!

 

Ribamar em Foco – O nosso FOCO é a INFORMAÇÃO!

Posts Relacionados

20 DE JANEIRO – DIA DO FARMACÊUTICO Dia 7 de janeiro de 1941, esta foi a primeira vez em que se discutiu a criação do “Dia do Farmacêutico”, quando o farmacêutico Oto Serpa Grandado, par...
7 DE ABRIL – DIA DO JORNALISTA Esta data foi instituída em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, mo...
PRIMEIROS CUIDADOS EM PICADAS DE INSETOS   Picada de insetos, embora não seja tão perigosa, incomoda. Ao picar ou ferroar, os insetos injetam veneno junto, causando coceira e inchaço no local. ...
SÃO JOSÉ DE RIBAMAR COMPLETA 390 ANOS DE FUNDAÇÃO... Neste sábado (16), o terceiro maior município do Maranhão completa 390 anos de fundação   São José de Ribamar, Cidade Balneária ou simplesm...
DATAS IMPORTANTES – ESPECIAL DE NATAL A origem do presépio O presépio foi criado por São Francisco de Assis, em 1223 com o intuito de celebrar o Natal de um jeito diferente, que ensinas...
COMO PERDER O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO   Ansiedade, joelhos trêmulos, voz embargada, suor frio, bochechas vermelhas, respiração ofegante, tontura, náuseas e dor de barriga são alguns sintomas...

Deixe uma resposta