01 DE FEVEREIRO – DIA DO PUBLICITÁRIO

O Dia do Publicitário no Brasil faz referência ao Decreto de Lei nº 57.690, de 1º de fevereiro de 1966, que por sua vez regulamenta o Decreto de Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965, que regulamentou o exercício da profissão de publicitário e de agenciador de propaganda no país.

Você sabia que existe um órgão que controla as Publicidades e Propagandas?

Pois é, existe uma instituição que fiscaliza e controla os direitos e deveres dos publicitários, criada no fim da década de 70 após uma ameaça no setor, quando o governo federal pensava em sancionar uma lei que censuraria previamente à propaganda. Caso a lei fosse implantada, nenhuma propaganda ou anúncio poderia ser veiculado se não recebesse uma espécie de carimbo “De Acordo” ou algo que desse autorização para a veiculação. Diante disto, foi criado o Conselho Nacional de Autorregulamentação (CONAR), com a função de zelar pela liberdade de expressão comercial defendendo os interesses das partes envolvidas no mercado publicitário.

A principal função do CONAR é garantir a ausência de publicidades e propagandas enganosas e que sejam de caráter abusivo ou constrangedor para a população, além de garantir a liberdade de expressão comercial.

 

 

Mas o que é a Publicidade e Propaganda?

A Publicidade e Propaganda é uma das áreas ligadas a Comunicação Social. Para ter o título de Publicitário é preciso estudar em média 4 anos. O curso tem o foco voltado para a propaganda, planejamento de comunicação e criação, varejo, internet, ambiente promocional e marketing. Na faculdade o estudante terá disciplinas de fotografia, produção audiovisual, mídias sociais, computação gráfica, redação e criação publicitária, comunicação e marketing, web design, além de disciplinas ligadas a publicidade em mutimeios, comércio e política. Após graduado o profissional atuará no planejamento, coordenação e desenvolvimento de campanhas publicitárias com o intuito de divulgar produtos, serviços, empresas e/ou pessoas. Para isso é necessário ter muita criatividade, conhecer técnicas, estratégias e claro, o mercado em que atuará.

 

Ribamar em Foco – O nosso FOCO é a INFORMAÇÃO!

Deixe uma resposta

Don`t copy text!